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quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cinema Brasileiro.

Será iniciado neste Sábado(9/5) o curso "Uma Introdução à História do Cinema Brasileiro - Da Bela Época à Retomada", organizado e patrocinado pela Secretaria de Cultura de São Bernardo dos Campos, cujo professor é este que vos escreve.
Segue a programação de aulas:



Módulos

1. A primeira metade do século XX – a formação de um cinema nacional.
A Bela Época do cinema brasileiro (as origens); Humberto Mauro; o cinema e o modernismo (Um exemplo: Limite de Mário Peixoto) As Chanchadas; A Vera Cruz.

1º encontro – O que é cinema brasileiro?
Esta aula busca problematizar este “gênero” chamado cinema nacional buscando compreender os seus limites e indagar sobre algumas aplicações do termo. Esta reflexão permeará todo o curso.
Material Utilizado: Trechos de filmes brasileiros que serão tratados durante o curso; Power Point com imagens da Bela Época do cinema brasileiro
Metodologia: Aula expositiva, proposição de exercícios para reflexão e debate.

2º encontro – A bela época e o caso Limite de Mario Peixoto.
Neste encontro falaremos da chegada do cinema no Brasil em comparação com o exterior, e o primeiro cinema dos irmãos Lumiére e Mélies. Falaremos do contexto da entrada do cinema no Brasil.
Saltaremos para um exemplo de um cinema brasileiro de vanguarda, muito próximo das vanguardas européias: “Limite” de Mário Peixoto. Desta discussão, buscaremos pensar em que condições poderemos chamar o referido filme de “cinema nacional”.
Material utilizado: Trechos de filme dos Irmãos Lumiére e Mélies; Imagens do Brasil do Século XX, trechos do filme “Limite”.
Metodologia: Aula expositiva, debate e reflexão sobre o tema proposto.

3º encontro – Humberto Mauro e a questão nacional
Comparar a “vanguarda” no filme “Limite” ao cinema artesanal de Humberto Mauro cuja temática é brasileira, será o tema preponderante do presente encontro. Colocaremos em questão, na segunda parte, alguns temas referentes ao estilo de Humberto Mauro com a exibição de alguns dos seus filmes.
Material utilizado: exibição de alguns “curtas” da série “Brasilianas”, exibição de um trecho do filme “Descobrimento do Brasil.”
Metodologia: Aula expositiva, debate, exercício de reflexão sobre o tema proposto.

4º encontro – Atlântida e as chanchadas (os anos 40)
A industria da chanchada, a paródia ao cinema americano, a relação com as outras artes.
Material utilizado: trechos de “Matar ou Correr” e “Carnaval Atlandida”.
Metodologia: Aula expositiva, análise em grupo da narrativa. Exercício para casa: escolha de um filme para análise tendo em vista os conceitos aprendidos neste m e ódulo.
2. A segunda metade do século XX – Um cinema industrial e Moderno.
5º encontro – A Vera Cruz (os anos 50)
O cinema Industrial Paulista; a busca por uma estética industrial.
Material utilizado: Trechos de “O Caiçara” e “O cangaceiro”.
Metodologia: Aula expositiva debate e exercício de análise em grupo

6º encontro – As origens do Cinema Novo.
O cinema e o Centro Popular de Cultura (CPC); Nelson Pereira dos Santos e “o cinema sobe o morro”.
Material utilizado: Trechos de ”Rio 40º Graus”, “Sete Vezes Favela” e “Arraial do Cabo”.
Metodologia: Análise de imagem e exercício escrito, aula expositiva.

7º encontro – O Cinema Novo pré- 64
A Estética da Fome, a busca por um cinema anti-industrial e moderno brasileiro.
Material utilizado: Trechos de “Os Fuzis”, “Vidas Secas” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.
Metodologia: Exercício de análise em grupo; aula expositiva e debate.

8º encontro – “O Cinema Novo na ditadura”.
O cinema contra a ditadura, a alegoria contra a censura, o cinema político.
Material utilizado: Exibição de trechos de Terra em Transe, O Desafio e São Paulo S.A.
Metodologia: Discussão, exercício de análise comparativa e exercício de reflexão e aula expositiva.

9º encontro – O Cinema Marginal
A radicalização da linguagem, a ironia e a parodia como arma de crítica.
Material utilizado: trechos de “O Bandido da Luz Vermelha”, “Bang, Bang” e “Matou a Família e foi ao Cinema.”
Metodologia: Aula expositiva; exercício com materiais como a poesia, os quadrinhos.

10º encontro – O cinema nos anos 70 – o caso Embrafilme.
A busca por um cinema comercial brasileiro. A ditadura financia o cinema.
Material utilizado: exibição de “Lúcio Flávio – O passageiro da Agonia” e “Bye Bye Brasil”
O cinema nos anos 80 e a democratização.
Material utilizado: A indústria busca um cinema político e social.
Material Utilizado: trechos de “Pixote a Lei do Mais Fraco”, “Eles não usam Black-Tie” e “Pra Frente Brasil.”
Metodologia: Aula Expositiva, debate, análise de filmes em grupo.

11º encontro – Após a Era Collor, a Produção é Retomada.
A volta da produção do cinema brasileiro após um período de decadência. A volta do público ao cinema.
Material utilizado: Trechos de “Carlota Joaquina – Princesa do Brasil”, “Terra Estrangeira” e “ O Quatrilho”
Metodologia: Aula expositiva, atividade individual para casa, análise do filme em grupo.
Encontro – O cinema da retomada: 2 º parte.
O cinema reencontra o Brasil violento, lírico e urbano
Material utilizado: Central do Brasil, de Walter Salles Junior, O Que é Isso Companheiro?, de Bruno Barreto; e “Cronicamente Inviável.”
Metodologia: Debate, atividade em grupo, análise de filme.
12º encontro – O Cinema brasileiro se afirma.
O filme ganha o grande público: a favela é refilmada com vistas ao público.
Material utilizado: trechos de “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”.
Metodologia: Análise de filme, debate, atividade em grupo
13º encontro – O que é cinema brasileiro?
Retomamos a questão inicialmente proposta para buscar uma definição de Cinema Brasileiro.
Material utilizado: comparar com trechos de alguns filmes já estudados ( a escolher)
Metodologia: Debate para o fechamento do curso, aula expositiva.

Um comentário:

  1. Olá professor, como vai?
    meu nome é Naíma e sou estudante do último ano do curso de jornalismo na Universidade Metodista, e em parceria com 3 outras aulas, estamos construindo um documentário sobre as mulheres que produzem cinema após a Retomada. Para nós é evidente que a participação delas aumentou, podendo interferir nos resultados. A idéia é obter esta resposta e mostrar os motivos que levaram ao aumento da participação. PORTANTO, queremos participar das aulas do Curso sobre a História do cinema brasileiro que teve início na semana passada. Você acha que ainda é possível fazer a inscrição? há espaço para nós? Seria de extrema importância e contribuição para o adamento e conclusão do trabalho.
    Aguardo uma resposta por e-mail ou então aqui mesmo, no Blog. Agradeço desde já.

    Naíma Popp
    popp.naima@gmail.com

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